TELEFONE (11) 4647.4507

Itaquaquecetuba, 5 de janeiro de 2017

PREVENÇÃO - SUS oferece vacina gratuita contra HPV para meninos entre 12 e 13 anos

Já está disponível na rede pública de saúde de todo o País a vacinação gratuita contra o HPV (Human Papiloma Virus) para meninos com idade entre 12 e 13 anos. A imunização é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa tem como objetivo proteger os garotos contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que são diretamente relacionadas ao contágio do HPV.

De acordo com o Ministério da Saúde, a definição da faixa etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. No total, são cerca de seis milhões de doses disponibilizadas para vacinar 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos portadores do vírus HIV/aids em todo o território nacional.

MENINOS - Para obter a imunização, basta procurar o posto de saúde mais próximo, munido da carteira de vacinação para receber a primeira dose. Já a segunda, deve ocorrer com intervalo de seis meses e é obrigatória para que ocorra a prevenção. Os portadores de HIV terão três doses. A vacina é quadrivalente e protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia.

MENINAS - Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos. Já os rapazes, segundo o SUS, também terão a idade de aplicação ampliada, anualmente, até 2020.

RESPONSABILIDADE - “É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância, mas deve ser continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças. A proteção vai ser muito maior se nós ampliarmos, cada vez mais, o calendário de vacinação da nossa população”, afirma a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

MANTENHA CONTATO - Mais informações, ligue no Sindicato e fale com um de nossos diretores. Telefone 4647.4507. E-mail: contato@sinseri.com.br - Entre nas redes sociais: FacebookFlickr e YouTube. Acesse! Curta! Compartilhe!

 
 
 
Clique aqui e confira nossa conta no YouTube. Veja e compartilhe muitos vídeos do Sinseri.
 
 
 
Clique aqui e confira o arquivo de publicações do Sinseri. Você pode ler, imprimir e com-partilhar o link do jornal com os seus amigos. Não perca tempo! Fique bem informado sobre as lutas e con-quistas da sua enti-dade de classe...